É permitido ter calopsita no Brasil? Saiba se precisa de registro no Ibama

A calopsita é uma ave que pertence à ordem Psittaciformes e à família Cacatuidae, natural da Austrália e vista pela primeira vez em 1792, século XVIII, sendo o único membro do gênero Nymphicus, considerado um animal desejado pelos amantes de pássaros para se ter em casa.

Como a maioria das aves, a calopsita pode ser considerado um animal doméstico, a qual pode ser criada em cativeiro desde que não seja alvo de maus tratos, diferentemente das aves silvestres, que precisam de liberação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para serem domesticadas.

O valor de uma calopsita em locais onde existe a comercialização de pássaros está entre R$ 100 a R$ 200 reais, não sendo uma animal caro e seus cuidados também possuem um valor em conta, as quais podem se alimentar de legumes, vegetais, frutas, sementes e ração.

Características das Calopsitas

A seguir, confira as características físicas das calopsitas e como você pode identificar o animal, veja:

  • Tamanho: Em média, as calopsitas medem cerca de 30 a 33 cm de comprimento, incluindo a cauda;
  • Peso: Pesam entre 70 a 120 gramas;
  • Cores: Possuem uma plumagem variada, com cores que podem incluir cinza, amarelo, branco e várias combinações. As mais comuns são as cinzas com faces amarelas e bochechas laranjas;
  • Pena de Crista: Uma das características mais distintivas das calopsitas é a crista móvel de penas no topo da cabeça, que elas erguem ou abaixam conforme o humor;
  • Diferença de Gênero: Machos geralmente têm cores mais vibrantes e a face mais amarela, enquanto as fêmeas têm cores mais apagadas e padrões na cauda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.