Jararaca-dormideira é venenosa? ALERTA sobre os perigos

A Jararaca-dormideira, de nome científico Dipsas mikanii, é uma serpente de pequeno porte ocorrendo principalmente no sudeste e nordeste do Brasil, podendo também ser encontrada em outras regiões do país, como a centro-oeste e sul, onde há a presença mata atlântica e cerrado.

Apesar de ser uma jararaca, considerada a cobra mais venenosa do Brasil, a Jararaca-dormideira não é perigosa para os seres-humanos, já que não possui veneno, tendo diferenças de aparência física entre os demais tipos de jararacas, sendo a dormideira com listras na vertical e a jararaca tem em formato de U ou V.

A seguir, confira algumas características da jararaca-dormideira, veja:

  • Tamanho: Geralmente, a jararaca-dormideira é uma serpente de pequeno a médio porte, medindo entre 40 e 70 centímetros de comprimento;
  • Corpo: Possui um corpo delgado e cilíndrico. A coloração pode variar, mas geralmente é marrom ou cinza, com manchas escuras distribuídas ao longo do corpo;
  • Cabeça: A cabeça é ligeiramente distinta do corpo, com uma coloração geralmente mais escura que o restante do corpo;
  • Cauda: A cauda é curta e geralmente enrolada, o que deu origem ao nome “rabo-de-porco”;
  • Defesa: Quando ameaçada, pode adotar uma postura defensiva, enrolando-se e escondendo a cabeça sob o corpo, simulando estar morta, o que ajuda a evitar predadores.

Quais as cobras mais venenosas do Brasil?

A partir de agora, acompanhe as cobras mais venenosas do Brasil e onde podem ser encontradas, confira:

  1. Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
  2. Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
  3. Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
  4. Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.