Cão uivando? Saiba porque os cachorros uivam

Por: Notícias Pet

Os uivos são sons naturais que os cachorros fazem, como os latidos. Contudo, eles podem atrapalhar seus tutores e vizinhos, principalmente se forem muito frequentes. 

Por que os cachorros uivam?

Os cães herdaram esse hábito dos lobos, que uivam para se comunicar com a matilha. 

Por isso, raças de cachorro mais próximas dos lobos, como Husky Siberiano, Akita, Samoieda e Malamute-do-Alasca, tendem a uivar mais, algumas até substituindo seus latidos pelos uivos.

Eles seguem seu instinto e usam esse som para avisar seus tutores e outros animais de diversas situações, sejam boas ou ruins.

SAIBA MAIS

Motivos e o que fazer para o pet parar de uivar

Ansiedade de separação: se você tem um cão uivando logo depois de sair de casa, ele pode sofrer de transtorno de ansiedade de separação.

Assim, encha a casa de brinquedos interativos para cães e passatempos para entreter seu amiguinho enquanto você estiver fora.

Dor: tal como os humanos, os cachorros vocalizam sua dor e podem uivar para avisar que algo está errado com eles. 

Então, se seu cão uiva frequentemente e você não consegue descobrir o motivo, leve-o ao veterinário.

Fome: o choro do bebê é um sinal clássico de que ele está com fome. Com os cachorros, o som é outro, mas muito parecido: o uivo. 

Quando seu cãozinho começar a uivar, veja se a tigela dele não está vazia, e, caso esteja, encha-a com rações saborosas e nutritivas.

Solidão: se seus vizinhos falam que seu pet uiva o dia inteiro, ele pode estar entediado, e faz esse barulho para se distrair e lidar com a solidão. 

Para resolver esse problema, o enriquecimento ambiental é a solução. Assim, ele vai se sentir estimulado a explorar a casa e interagir com os brinquedos enquanto você estiver fora.

Perigo: Às vezes, as ameaças que seu companheiro identifica não são realmente ameaçadoras, como campainhas e sirenes; mas, de qualquer jeito, eles preferem te avisar da situação e dizer que estão alertas e preparados para te proteger.

CONHEÇA NOSSO SITE